10 podcasts que os pais vão gostar

Dei a batalha como perdida e desisti de ler na praia e na piscina. Mesmo naqueles raros momentos em que me consigo deitar na toalha, é impossível concentrar-me com um olho nos meninos e outro nas folhas do livro. Mas há alternativas: audiobooks e podcasts. Há já muitos anos que sou ávido consumidor de podcasts. No trânsito, a passear o cão ou nas minhas corridas matinais, não gosto de ouvir aquelas músicas repetitivas que dão na rádio. Prefiro ouvir programas que me enriqueçam de alguma forma, ou, mesmo que sejam puro entretenimento, incluam músicas, comediantes, informações inúteis que eu próprio escolho. Há quase 3 anos, escrevi aqui os meu top 10 de podcasts. Esta lista está desatualizada, porque alguns deles até já desapareceram. Mas para estas férias preparei uma compilação dos podcasts que julgo serem úteis para pais. Espero que gostem.

 

techgirl

[fonte: bluesodapromo.com]

Para quem tem dificuldades em perceber o que são podcasts, sugiro correr até ao final deste texto, ler a explicação e voltar aqui.

 

  1. TSF Pais & Filhos [website | feed]. Este é tão conhecido, que nem precisava estar aqui. Este podcast gravado pela TSF em colaboração com a revista Pais & Filhos tem reportagens, entrevistas e muitas informações útil para os pais, para além de sugestões de agenda sempre atualizadas.

 

  1. Trocado por miúdos [website | feed]. A jornalista da Renascença Miriam Gonçalves pergunta a opinião das crianças sobre tudo e mais alguma coisa, dos assuntos mais sérios da atualidade às banalidades do dia-a-dia. É um minuto diário de boa disposição, que só quem convive com crianças percebe.

 

  1. TED Radio Hour [website | feed]. Conheci este podcast por sugestão dos leitores aqui do blogue. Junta ideias chave de conferências TED realizadas por esse mundo fora, criando um fio condutor à volta de um tema central, com comentários e entrevistas à mistura. Nem todos dizem respeito diretamente às crianças, mas alguns são fundamentais para as conhecermos melhor: o seu desenvolvimento, o seu cérebro, as suas motivações, etc. Exemplos de episódios que me deixaram rendido:  Growing up (sobre como crescem as crianças e como os pais e o meio nos moldam) e Unstoppable Learning (sobre o processo de aprendizagem).

 

  1. Quiet: the power of introverts [website | feed]. Susan Cain é escritora e ficou conhecida por escrever o livro ‘Quiet: the power of introvers’ em 2012, entretanto traduzido para português como Poder Silencioso , As Capacidades Secretas dos Introvertidos. Como o próprio nome indicia, o livro versa sobre o poder que os introvertidos podem e devem ter numa sociedade que parece valorizar apenas a inciativa, a proatividade, a extroversão. Neste podcast, ela revisita o tema com entrevistas a médicos, psicólogos, pais e crianças. Útil para pais de introvertidos e extrovertidos.

 

  1. Freakonomics Radio [website | feed]. Este podcast também resultou de um livro muito conhecido. O Freakonomics fala da economia das coisas do dia-a-dia. É um dos podcasts mais populares do mundo, porque fala de temas que interessam a toda a gente, nomeadamente a pais. Um bom exemplo: Does “Early Education” Come Way Too Late? debruça-se sobre a moda dos programas educativos (demasiado complexos?) no ensino pré-escolar. O que é realmente importante ensinar? O que é que a ciência já conseguiu medir como sendo bom para o desenvolvimento? O que é show off?

 

  1. The Longest Shortest Time [website | feed]. Este podcast fala da experiẽncia da maternidade, sobre todas as perspectivas possíveis e imaginárias. Hillary Frank começou-o em 2010 quando nasceu a sua filha. Nele, entrevista celebridades, médicos, parteiras e pais fora do vulgar. Um dos meus favoritos: um pai que também faz voluntariado no hospital como ‘doutor palhaço’ e  usa truques de entretenimento para acabar com as birras lá em casa. Ouçam, aqui How to Parent Like a Clown.

 

  1. Mom and Dad Are Fighting [website | feed]. Dois editores da revista Slate – Dan Kois, pai de 2, e  Allison Benedikt, Mãe de 3,  falam do dia-a-dia das suas crianças e dos desafios que vão surgindo com o passar dos anos. Têm entrevistas e abordam temas de uma forma mais profunda. Um tema recorrente é a educação. Is Grit Good? é muito bom, porque aborda um tema difícil. Quanta persistência devemos instigar nos nossos filhos? Quando é que esta resvala para o egoísmo ou para a obstinação?

 

  1. Science Vs [website | feed]. O mote deste podcast é espectacular: existem muitas ideias feitas sobre temas como energias renováveis, alimentação vegetariana, posse de armas, mas depois existe a ciência… A jornalista Wendy Zukerman procura as evidências científicas para reforçar ou desfazer algumas ideias feitas que temos sobre vários temas. Para abrir o apetite: attachment parenting. Leite materno vs leite adaptado? Mama ou bibeão? Deixar chorar ou confortar? Hábitos de sono? Vão ficar surpreendidos com algumas respostas.

 

  1. Building Confidence in Young Athletes [website | feed]. Interessante para quem gosta de desporto e/ou tem filhos que praticam desporto. É o podcast do blogue Youth Sports Psichology que serviu de inspiração para este texto que escrevi em Janeiro: 6 pecados dos pais em relação aos desporto.

 

  1. Note To Self [website | feed]. “The tech show about being human.” Este podcast fala de como podemos preservar a nossa humanidade no mundo digital, mas também como o mundo digital nos tem ajudado a tornar-nos mais humanos. Aborda muitas vezes a educação digital das crianças e temas como a criatividade. Existe este dedicado aos Legos que coloquei nos meus favoritos.

 

Woman on Beach Listening to Headphones

[fonte: gettyimages.pt]

 

Felizmente, a moda dos podcasts parece estar a arrancar em Portugal.  Este artigo ‘40 podcats portugueses que tẽm mesmo que ouvir’ é um bom exemplo disso. Têm lá muito boas sugestões. Infelizmente, poucos dizem respeito a crianças. Mas o que são podcasts? São programas audio (rádio mas não só) que se podem ouvir online ou descarregar para o telefone (tablet ou computador) e ouvir mais tarde. Como posso descarregar? Depende do sistema operativo. Para quem tem iphone, basta abrir o iTunes, procurar o programa que quer e subscrever. Para quem tem telefone android, é um pouco mais complicado. O Play Music, começou recentemente a incluir podcasts, mas poucos e, na minha opinião, a aplicação é pouco intuitiva. Eu sugiro instalar um programa próprio para podcasts (eu uso o Beyondpod), procurar o programa ou adicionar o feed diretamente. Num caso ou no outro, pode-se configurar a aplicação para descarregar os novos episódios automaticamente, quando estiver numa ligação wi-fi.

 

Já subscreveu a newsletter d’E Os Filhos Dos Outros?

João Moreira Pinto

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *