Febre e erupção dentária

August 13, 2013 - João Moreira Pinto

11 Comments

O Convidado Especialista desta semana teve a coragem de se meter num tema muito controverso: erupção dentária dá febre?. O Dr. Hugo Rodrigues foi meu colega de curso. Entretanto, fez a especialidade de Pediatria no Hospital de Viana do Castelo, onde exerce já como especialista. Dá aulas na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Pai de dois rapazes (2 e 4 anos). E (pasmem-se) tem um blogue: Pediatria para todos.

Febre e erupção dentária
Hugo Rodrigues

Se há algum vilão em relação à saúde das crianças pequenas, esse é claramente o “nascimento” dos dentes. À luz da cultura popular, são poucas as situações que causam tantos sintomas, mas a verdadeira questão é se tal é mesmo verdade ou não passa de um mito.

Se formos a ver, a erupção dos dentes pode causar uma lista infindável de maleitas, das quais se destaca a febre, mas também a diarreia, tosse, pingo no nariz e “rabinho vermelho”, entre outros. As explicações parecem muito lógicas, principalmente quando se argumenta que quando os dentes começam a “romper” o sistema imunitário das crianças fica alterado, o que as predispõe a todos os sintomas de que falei anteriormente.

O problema é que a ciência tem uma visão diferente deste problema. Foram já muitos os investigadores que tentaram provar esta relação, mas todos são unânimes: não existe prova de que os dentes causem qualquer tipo de sintoma. Claro que isto é contrariar uma certeza há muito enraizada na nossa cultura e, pior ainda, contrariar uma constatação de que realmente muitos meninos ficam doentes quando começam a nascer os primeiros dentes (cerca dos 6 meses de idade). Será mera coincidência?

[fonte: webmd.com]

Também aqui temos uma explicação mais ou menos lógica: é por volta dessa altura que os meninos começam a sair mais e a frequentar as creches, o que os expõe ao contacto com mais vírus e outros bicharocos. Deste modo, torna-se mais provável que adoeçam mais…

Na realidade, acho que a dúvida permanece sempre. Na minha opinião, acho que os dentes têm “costas largas”, mas que na verdade não causam nada do que lhes é atribuído. A única coisa que me parece aceitável é que causem algum desconforto às crianças, mas mais do que isso acho pouco provável.

Em termos práticos, acho também que é um pouco secundário saber se a febre é causada pelos dentes ou por algum vírus, porque o tratamento é sempre o mesmo. O principal é mesmo conhecer bem os sinais de alarme para não deixar passar o que é realmente importante…

Partilhe este artigo

João Moreira Pinto

11 thoughts on “Febre e erupção dentária

  • sofia costa

    2013-08-13 at 10:33

    Poderá ser uma coincidência de facto… Também a minha pediatra é da opinião que os dentes não provocam febre nem outras doenças… mas é um facto que o meu filho mais novo fica sempre doente antes de lhe romper um dente! Coincidência ou não, ele nem sequer anda no infantário. A minha mãe diz que a minha irmã ficava sempre com diarreias horríveis quando lhe rompia um dente e também ela não frequentou nenhum infantário! Já a minha filha mais velha que com 18 meses já tinha os dentes todos nunca teve nada, eu nem os via a romper, quando dava conta lá estavam mais dois dentes. Nasciam sempre aos pares! Este mais novo, nascem-lhe sempre um de cada vez o que é muito estranho, coitadinho 🙂
    Mas concordo que no fundo não interessa nada saber se é dos dentes ou não. Apenas interessa que eles fiquem bons! 🙂

    Reply
  • Mum's the boss

    2013-08-13 at 10:33

    João, tu sabias que eu estava a precisar deste post, não sabias 🙂 ?
    Merci beacoup…!

    Reply
  • João Moreira Pinto

    2013-08-13 at 10:35

    São os 'discos pedidos'. Se mais dúvidas existirem, chuta 🙂

    Reply
  • Mum's the boss

    2013-08-13 at 10:52

    É verdade! – Como sabes, nós por cá temos tido essas coisas todas…. E eu sei que a ciência não explica, mas desde Sábado que lhe estamos a dar Chamomilla 5ch e o pequerrucho tem andado bem. Não interessa. Interessa que funciona 

    Reply
  • sofia costa

    2013-08-13 at 12:26

    Chamomilla 5ch é o quê?? É que o meu Vasquito anda a dormir muito mal e pelo aspeto das gengivas parece-me que estão dentes a romper…

    Reply
  • Madalena Sousa

    2013-08-13 at 17:09

    Acredito que seja uma infeliz coincidência. Não aconteceu nada ao meu pequeno além das dores nas gengivas (já suficientes).
    Agora… não sei se já escreveu acerca disso aqui no seu blogue… mas os colares de ambar que abundam nas crianças por essa blogosfera fora também não fazem nada em relação às dores de dentes, correcto? Faz-me muita confusão o facto de uma criança tão pequena usar colares e só penso em desgraças quando as vejo! 🙁 (ossos do ofício)

    Reply
  • Mum's the boss

    2013-08-15 at 00:30

    São granulos homeopáticos. Funcionou muito bem na minha filha mais velha e neste também. POdes também pedir chamomilla 15ch – o ideal era veres com um homeopata ou directamente numa farmácia que faça manipulação homeopatica e falares directamente com o técnico. E pede que te expliquem como se faz a diluição em água.
    Good luck!

    Reply
  • Miss Perfect

    2013-08-15 at 00:48

    Pontaria! Também cá em casa temos duas dentuças acabadinhas de rebentar e que vieram acompanhadas de imenso ranho (coicidência ou não…).
    Obrigada!

    Reply
  • sofia costa

    2013-08-16 at 10:59

    Obrigada!!! Eu vou consultar um amiga homeopata… É que isto não tem sido fácil, ele acorda todas as noites uma e mais vezes…. e ele que deixou de mamar de noite tão cedo, mesmo tendo mamado do meu leitinho até aos 13 meses, e tão cedo começou a dormir a noitinha toda. Ando esgotada com isto!!

    Reply
  • Pingback: A erupção dentária tem costas largas? – A Mãe e os 3 P's

  • Sónia Moreira

    2018-04-29 at 11:54

    Bom dia! Gostei muito deste artigo :). Também publiquei no meu blog “A mãe e os 3P’s” um artigo sobre este tema onde cito este aqui partilhado, intitulado “A erupção dentária tem costas largas?”. Podem ter acesso ao artigo na íntegra em
    http://amaeeos3p.pt/2018/04/28/a-erupcao-dentaria-tem-costas-largas/.
    Beijinho

    Reply

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *