Restaurantes baby-friendly em Trás-os-Montes e Alto Douro

December 9, 2016 - João Moreira Pinto

1 Comment

Continuo a ser requisitado para aconselhar restaurantes onde levar os filhos. Sítios onde se possa comer bem, mas num ambiente descontraído, onde o barulho habitual das crianças não seja incómodo para os funcionários ou demais comensais e em que haja espaço (coisa que os meus próprios filhos apreciam e precisam). Não sendo um especialista da região, fui compilando alguns locais onde fomos bem tratados e onde senti que as crianças são bem-vindas.

 

1. Paprika & Cacau (Chaves)

Este restaurante já mereceu um texto no blogue em 2014 (ver aqui). Voltámos lá, há dias, para provar a nova especialidade da casa: sushi. Já conhecíamos o espaço e a simpatia do atendimento. A pavlova foi outra novidade que nos deixou a chorar por mais. Este é o nosso restaurante favorito de Chaves, uma cidade simpática para passar o dia a hora e meia do Porto.

 

14910419_1123017781128630_3848887474412602594_n

 

2. Adega Faustino (Chaves)

Numa das nossas visitas a Chaves, almoçámos na Adega Faustino. É um dos restaurantes mais antigos da cidade. A comida é tradicional portuguesa e não falta a sopa passada para os mais novos. Sendo uma adega, a algazarra já estava instalada antes de chegarmos, pelo que nem deram pelas ‘nossas’ birras. Muito baby-friendly.

 

3. Casa de pasto Chaxoila (Vila Real)

A Casa de pasto Chaxoila há muito que deixou de ser uma casa de pasto pois teve obras e agora é um restaurante à séria. Mas não perdeu a qualidade e os preços mantêm-se baixos. Ganhou um jardim interior que é muito acolhedor, mesmo de Inverno. A comida é tradicional e portuguesa. Adorámos (miúdos e graúdos).

 

4. Cais da Villa (Vila Real)

Ainda em Vila Real, visitámos uma vez o Cais da Villa. É um restaurante com comida portuguesa mais moderna, mais requintado. Logo, com preços mais inflacionados. O espaço, a refeição e a garrafeira são muito bons. Mal chegámos, deram canetas de feltro e um menu infantil com desenhos para pintar, o que lhes deu direito a estrela baby-friendly. Infelizmente, o serviço demorou muito tempo (demasiado tempo para famílias com crianças e um pai que ficam birrentos com fome). Ainda assim, pesando o que correu bem e o que correu menos bem nessa visita, acho que merece figurar nesta lista.

 

2016-05-26 13.29.31

 

5. Quinta do Paço (Vila Real)

Este é um dois em um, porque a Quinta do Paço é um excelente hotel, onde podem ficar quando forem a Vila real. Tem quartos familiares e a simpatia dos funcionários como grandes atrativos. O restaurante é um dos melhores da cidade (dizem, porque eu não experimentei todos).

 

6. Vidago Palace (Vidago)

Outro dois em um. Julgo que o  Vidago Palace não precisa de apresentações. Não é barato, mas é reconhecidamente um dos hotéis mais bonitos de Portugal. E tem uma grande mais valia para as famílias. O Vidago Palace é assumidamente baby-friendly: «menu infantil, um extenso parque exterior para aprender a andar de bicicleta, uma sala com brinquedos e livros para se entreterem» e até «SPA só para eles». «Porque filhos divertidos e em segurança fazem…os pais felizes!» Não sou eu que digo, são eles.

 

01_6110741715007d88c3852f

 

 

 

 

Já subscreveu a newsletter d’E Os Filhos Dos Outros? Nem sabe o que anda a perder…

João Moreira Pinto

One thought on “Restaurantes baby-friendly em Trás-os-Montes e Alto Douro

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *