ana5

Pequenos-almoços criativos para crianças

February 16, 2017 - João Moreira Pinto

No Comments

Para compensar a minha falta de tempo para alimentar este blogue, socorro-me de amigos e amigas especialistas que sabem escrever muito bem. A convidada especialista de hoje é a Dra. Ana Póvoas e é muito minha amiga. Ela é médica, especialista em Medicina Geral e Familiar. Foi durante algum tempo a nossa médica de família. Entretanto, passou a trabalhar na Clínica Dr. Fernando Póvoas porque, para além de médica, a Dra. Ana há muito que tem interesse pelo comportamento alimentar, em especial pela nutrição infantil, e é mestranda em nutrição clinica. É Mãe do Diogo de 5 anos e do Miguel de 3. Defini-se como «curiosa e criativa na hora de preparar o pequeno almoço e os lanches.» Foi por isso que lhe encomendei este texto. Um texto sobre como tornar os pequenos-almoços mais nutritivos de forma criativa. Acreditem que está delicioso.

 

Pequenos-almoços criativos para crianças

Ana Póvoas

 

Para mim, o pequeno almoço é uma refeição que me dá imenso prazer e, por ocasionalmente partilhar aquilo que se come cá em casa nas redes sociais, fui desafiada pelo João a dar algumas sugestões de pequenos almoços simples, saudáveis e do agrado dos mais pequenos.

É certo que é aquela altura do dia em que a pressa impera, mas se nos organizarmos e descomplicarmos, conseguimos que as crianças vão bem alimentadas para escola e, de preferência, rapidinho. Quem tem filhos mais difíceis de comer e desde sempre habituados aos típicos cereais de pequeno almoço, que estão longe de ser uma boa opção devido ao seu elevado teor de açucar, não pode esperar que de um dia para o outro os seus hábitos mudem como que por magia. O que eu sugiro sempre aos pais é que a mudança comece por eles, sem nunca forçar para não dar uma carga impositiva a nenhum alimento. Comecem vocês mesmos por mudar o vosso pequeno almoço, vão oferecendo e, nos dias mais tranquilos, como férias, fins de semana e feriados, troquem-lhes as voltas e inovem no pequeno almoço deles, mas sempre de forma tranquila.

Assim sendo, vamos ao que interessa, e vou partilhar alguns dos pequenos almoços que por aqui se comem.

ana1

PAPAS DE AVEIA
Para uma chávena de aveia uso 3 chávenas de leite e levo ao lume com canela. Depois de engrossar e ferver, junto banana e passo na varinha mágica. Esta dose dá para os dois rapazes (um de 5 e outro de 3). Posso variar e coloco maçã ou pera a cozer juntamente com aveia, juntar sementes como chia ou coco ralado.

ana2IOGURTE COM ABACATE E MANGA OU BANANA
O abacate é um excelente alimento, mas nem sempre muito apreciado pelos pequenos. Nesta versão, vai ligeiramente disfarçado pelo sabor da banana ou da manga (ou de outra fruta a gosto) e pela canela. Gosto de usar iogurte natural, normal ou grego não açucarado e, por vezes junto também um cereal, como aveia ou cevada para dar mais energia.

panqueca2PANQUECAS
São, sem dúvida, o pequeno almoço favorito cá de casa e, como faço tantas vezes, já fui variando e inventando receitas. A base é 1 ovo, 1 banana e 2 colheres de sopa de farinha de aveia (ou de quinoa, ou de alfarroba, ou de coco ou de avelã… ou mesmo mistura de duas destas).Dá para ir variando com ingredientes como coco ralado, chia, maça em fatias muito fininhas e até 1 colher de chá de chocolate me pó. Faço sempre o dobro ou triplo desta receita para os dois e, caso sobre, dá para um lanche ou para reforçar o pequeno almoço do dia seguinte. Para compor, as panquecas são acompanhadas de iogurte e fruta, manteiga de amendoim feita em casa (a opção mais escolhida) ou mel. Podem ser feitas de véspera e duram, bem acondicionadas, uns três ou quatro dias.

ana4QUEQUES
São também outro sucesso aqui de casa e. A receita base é muito semelhante à das panquecas, 2 ovos, 2 bananas e 4 colheres de farinha de aveia (ou outra a gosto) e 1 colher de chá de fermento. Depois de colocar em formas de silicone recheio com o que tiver em casa: fruta como morangos, framboesas ou mirtilos, pepitas de chocolate negro a 70%, uma colherzinha de manteiga de amendoim, frutos secos, cubinhos pequenos de marmelada…. Os queques da direita são a minha nova invenção e são de batata doce e maçã. Cozi a batata doce com a maça e um pau de canela, escorri muito bem a água e juntei-as a um preparado com 3 ovos, 4 colheres de sopa de farinha de aveia, 1 colher de sobremesa de fermento e 1 chávena de café de leite. Ficaram fofos e deliciosos.

ana5PÃO COM OVO MEXIDO E FRUTA
Este dispensa receita, certo? Apenas vos digo que faço o ovo mexido no micro-ondas e, para além de não sujar mais loiça do que a tijela onde precisamos bater o ovo, é bastante rápido e prático.

ana6IOGURTE COM CEREAIS
Bem sei que a maioria opta pelo leite com cereais, mas eu acho que o iogurte, sendo mais consistente, podemos, num volume mais pequeno (pequeno almoço mais rápido) ter o mesmo valor nutritivo. Além do mais, para os meninos mais difíceis de comer fruta fresca, optando por um iogurte natural dá para depois juntar a fruta em pedaços, maiores ou menores ou mesmo ralada, coisa que o leite não permite. Apesar de fruta inteira ser muito melhor que fruta ralada, às vezes temos de descomplicar e ter a noção que o bom é inimigo do óptimo. Em termos de cereais cá em casa foge-se a 7 pés daqueles que vêm numa caixinha de cartão cheia de desenhos e bonecos, porque são verdadeiras bombas de açucar e, assim, optamos pela aveia, cevada, trigo integral, arroz tufado e algumas granolas.

Espero que este post vos tenha sido útil, que vos inspire e, quem tiver mais sugestões interessantes, toca adeixar receitas na caixa de comentários!!

João Moreira Pinto

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *