quiro

O Quiro está giro

April 15, 2017 - João Moreira Pinto

No Comments

Escrevo em trânsito, entre Tisimoara e o Porto. Quem me lê há mais tempo sabe que sou um grande adepto da cirurgia menos invasiva possível para as crianças. Talvez a técnica que as pessoas mais identifiquem como cirurgia minimamente invasiva seja a laparoscopia, isto é, a ‘cirurgia pelos furinhos’. Tenho organizado e participado em vários cursos de laparoscopia. Mas, esta foi a primeira vez que fui convidado a ser formador num curso da EUPSA (Associação Europeia de Cirurgiões Pediátricos), no estrangeiro. O curso foi muito giro, com alunos muito interessados e acho que não deixei a representação portuguesa mal vista.

 

A propósitos de treino e cirurgia laparoscópica. Acho que deveriam experimentar esta aplicação: Quiro. Trata-se de uma aplicação para dar os primeiros passos em cirurgia endoscópica. Os primeiros exercícios são grátis.

 

Na cirurgia laparoscópica, o cirurgião não tem acesso directo ao que está a acontecer no interior do doente. A imagem é dada através de uma câmara de vídeo e projectada num monitor. Mais, enquanto os instrumentos cirúrgicos que entram pelos ‘furinhos’ são comandados pelo cirurgião, a câmara é comandada pelo ajudante. Este cirurgião ajudante funciona como os olhos do cirurgião durante todo o procedimento. Como devem imaginar, o primeiro passo de qualquer curso de laparoscopia é aprender a comandar a câmara. Com o Quiro basta ter uma caneta para o fazer. Experimentem, porque está mesmo giro.

 

 

.

.

.

Sabe que todos os meses escrevo uma newsletter com informação exclusiva? A de Abril já saiu. Se subscrever já, ainda vai a tempo de receber a próxima…

 

João Moreira Pinto

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *