O Que Sabem os Pais Sobre o Tratamento de Queimaduras?

January 23, 2018 - João Moreira Pinto

1 Comment

Este é o título dum trabalho de investigação que uns colegas aqui do Porto fizeram e em que este blogue particiou de forma voluntária e digital. Entre 26 de Julho a 12 de Agosto de 2016, foi disponibilzado um inquérito online, «em dois blogs sobre temas pediátricos (http://www.eosfilhosdosoutros.com e http://blogpediatriaparatodos.blogspot.pt)». O questionário incluía informação demográfica, questões sobre tratamento geral de queimaduras e perguntas de verdadeiro/falso. Os resultados foram publicados na última edição da Acta Pediátrica Portuguesa.

 

Conseguiram/conseguimos respostas de 644 pais. Havia história de queimadura em 16,3% dos inquiridos, 89,5% das quais teriam ocorrido em casa. Em termos de abordagem, 51,2 % tratariam a queimadura com água fria. No entanto, 95,7% têm um conhecimento inapropriado quanto à duração (idealmente, 15-20 minutos) e apenas 1,6% cobriria a zona com película aderente (solução entendida como ideal pelos investigadores). Cerca de 3,7% optariam pelas formulações caseiras, incluindo gelo, mel, pasta dos dentes e gorduras. «Sexo feminino e história prévia de queimadura foram associados a maior conhecimento sobre o tratamento das queimaduras.»

 

«A nível mundial, oito em cada 100 000 crianças são hospitalizadas anualmente na sequência de uma queimadura (…) e constituem um verdadeiro problema de saúde pública, tendo importantes repercussões em termos de morbimortalidade e perda de qualidade de vida. (…) É de salientar que à luz do conhecimento dos autores este é o primeiro estudo efetuado em Portugal que avaliou o grau de conhecimento dos pais sobre os primeiros socorros das queimaduras.» Claramente, este é ainda limitado.

 

Os autores sugerem que «o pediatras e os médicos de família devem (…) abordar este tema na consulta de promoção de saúde infantil. Outra estratégia passará pela maior divulgação junto dos profissionais de saúde da norma da Direção Geral da Saúde sobre abordagem pré-hospitalar das queimaduras em idade pediátrica e no adulto.» Na parte que me toca, recordo o texto que escrevi sobre as queimaduras aqui no blogue, inspirado num fim-de-semana de chuva e frio cortante.

 

 

[Subscreva a newsletter d’E os filhos dos outros, para ir sabendo novidades e sugestões exclusivas.]

 

Partilhe este artigo

João Moreira Pinto

One thought on “O Que Sabem os Pais Sobre o Tratamento de Queimaduras?

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *