Uma das formas mais fáceis de poupar na conta da energia evita queimaduras

May 18, 2018 - João Moreira Pinto

1 Comment

Nos últimos meses, atendi 3 episódios de queimaduras graves em crianças que aconteceram de forma muito parecida. Em todos eles, havia uma torneira de água a escaldar que a criança abriu inadvertidamente. Um que mais me impressionou foi o de dois irmãos que brincavam no banho e um deles queimou o pescoço e o tronco quando de repente passou o regulador da temperatura para o vermelho. Uma brincadeira que os meus filhos gostam tanto que se transformou num pesadelo.

 

Mais, em comentários com os pais destas crianças e com alguns colegas apercebi-me que nem toda a gente sabe disto: uma das formas mais fáceis de poupar na conta da luz e do gás é também uma forma de evitar queimaduras (em nós e nos nossos filhos). Basta ter cuidado ao definir a temperatura máxima de aquecimento do esquentador. Devemos regular a potência do esquentador para a temperatura ideal para a pessoa que toma banho com a água mais quente lá de casa. Ou seja, quando a torneira está com a água quente no máximo, ela não deve ultrapassar o que é confortável para o mais friorento da casa. Assim, não queima ninguém.

 

Aquecer a água mais do que isso é um desperdício de energia (logo de dinheiro), porque estaria a gastar gás para subir a temperatura da água e logo de seguida juntava água fria. Portanto, é economicamente e ecologicamente mais inteligente regular a potência do esquentador para que nunca (ou raramente) lhe junte água fria. O mesmo se aplica a quem tem cilindro/termoacumulador. Neste caso, pode-se definir um horário para aquecer a água quando a luz é mais barata. O água pode ir ficando mais fria, mas, se fizer o teste da temperatura da água na hora do banho, não há como falhar.

 

[imagem: burnprevention.org]

 

Leia também como avaliar e tratar os diferentes tipos de queimaduras aqui.

.

.

.

Se ainda não o fez, subscreva a newsletter d’E os filhos dos outros. Passe a receber notícias exclusivas e sugestões de outras leituras interessantes.

Partilhe este artigo

João Moreira Pinto

One thought on “Uma das formas mais fáceis de poupar na conta da energia evita queimaduras

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *