De cara lavada e outras novidades

Pode ter passado despercebido a quem lê o blogue através de feeds, mas os restantes 99,9% dos leitores deverão ter reparado que mudámos de casa. Aliás, são muitas as mudanças. Primeiro, mudámos de morada. Deixámos o blogspot.com para sermos só .com. É que agora temos servidor próprio e tudo. Graças ao meu amigo José Veiga (fundador e CEO da Insania), que me ajudou a tratar de tudo. Para quem quer saber disto ao pormenor, tenho tratado do registo dos domínios no Weblx. Não sei se são os melhores, nem os mais baratos, mas trabalho com eles há muitos anos sem acidentes de precurso e têm uma linha de apoio muito competente.

 

A maior mudança (e que me tomou mais tempo) foi a mudança do blogger para o wordpress. Este último é mais versátil, mas muito mais complexo e difícil de editar. Pessoalmente, estou muito orgulhoso do resultado. Podem não acreditar, mas todo o design (exceto o logotipo de que falo mais abaixo) foi feito por este cirurgião pediátrico que vos escreve. Daí todo este tempo sem escrever… Tive que ler muitos tutoriais, instalar plugins, editar código html, scripts, feeds e outras palavras que continuo sem saber o significado. Este blogue é também o meu laboratório de experiências informáticas. Aprendi muito com esta mudança, especialmente com o meu amigo que me aturou nas últimas semanas, com dúvidas muito básicas.

 

O logótipo foi a minha primeira experiência com crowdsourcing. Foi através do Designcrowd. Disse que tipo de blogue era, o template que estava a pesar usar e em 3 dias tinha uma primeira proposta. Mensagens para lá, mensagens para cá e, passadas 48 horas, tinha o logótipo que vêem. Porque já reparei que a associação não é imediata, chamo a atenção que os dois traços no meio da chupeta não pretendem simular um nariz de porco (ou touro), mas sim um bisturi e uma pinça. Chupeta, bisturi, pinça delicada: três instrumentos do meu dia-a-dia.

 

Mas ainda há outra novidade. Estou a criar uma newsletter. Outro desafio informático que terá a sua primeira edição no próximo mês de Agosto. Como a vida profissional vai me ocupando cada vez mais (subtraindo ao tempo que tenho para o blogue), os temas que me interessam falar obrigam a textos mais compridos, outros assuntos são mais efémeros e acabo por apenas partilhá-los no facebook e alguns textos mais antigos merecem ser revisitados e até atualizados, lembrei-me que um boletim (em inglês, newsletter) mensal que fosse diretamente para o e-mail dos leitores seria uma forma confortável de vos manter a par das novidades. Se estiverem interessados podem subscrever aqui.

 

São estas as últimas novidades. Talvez com conceitos demasiado técnicos, mas que servem também para verem o que se passa do lado de cá dos textos e (quem sabe?) entusiasmar-vos com a ideia de começarem o vosso blogue. Agora seria a vossa vez, porque gostaria de ouvir o que os leitores têm a dizer sobre o blogue. Temas que gostariam de ver abordados? Há demasiados temas médicos? Pouca parentalidade? Positiva ou negativa? Lembram-se do porque o pai quer?

 

header1

 

 

João Moreira Pinto

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *