O primeiro dia de pré-escola do MM

Hoje quero partilhar parte duma mensagem que a Mãe me enviou no primeiro dia de escola do MM. O pequeno saiu do infantário e foi para a pré-escola no mesmo colégio do irmão. Apesar de ter ido buscar o irmão inúmeras vezes à ‘escolinha dos grandes’, o MM sentia medo e nos últimos dias dizia que preferia ficar em casa…

 

«Após 3 semanas de férias, com os meninos a acordarem cedissimo, nem um, nem outro queriam acordar. Com medo de acordar o MM, (…) deixei a claridade entrar discretamente pela porta mal fechada do quarto, para que fosse despertando por ele. Sem querer tocar ‘no assunto’, fui preparando o pequeno-almoço e deixando-os acordarem calmamente.

 

Chegou a hora da verdade «JM veste-te por favor, a mãe não pode chegar atrasada. MM, vamos vestir?» Propositadamente, vesti-lhe a camisola branca do colégio (não oficial, habitualmente usada nos dias de desporto), para não gerar ansiedade.

 

«Onde vamos?», pergunta o MM.

 

Silêncio.

 

«Hoje vamos os dois para o (…)», responde o JM.

 

Enquanto me fui arranjar, percebi que o JM estava no quarto à procura de qualquer coisa. Vestiu o casaco do colégio ao irmão, para que ficasse igual a ele. E o pequeno sossegou. Exibiu vaidosamente o casaco (…), para mostrar que estava crescido.

 

Não falou até à porta do colégio. Mal estacionei, o JM gritou: «Manel, vamos! Já chegamos à escolinha.» Tive pena de não ter filmado. A determinação do JM foi suficiente para mostrar ao MM que ia gostar. Correu para a porta e pegou na mãozinha do MM: “Não tenhas medo Manel, o maninho vai estar sempre aqui. Dá-me a tua mão, eu levo-te à sala”. E lá foram os dois! Muitos abraços e apresentações pelo caminho até à sala.»

 

Uma pessoa recebe uma mensagem destas no meio da consulta e, primeiro, emociona-se. Depois, orgulha-se. Espanta-se com o tamanho do coração e do Amor destes dois irmãos.

 

20160915_224333

 

Já subscreveu a newsletter d’E Os Filhos Dos Outros?

João Moreira Pinto

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *