O que sabem os pais de laparoscopia?

Há uns meses, fizemos circular nas redes sociais um inquérito para a perceber o que os pais sabiam (ou não sabiam) sobre a laparoscopia. O tema é relevante, porque os médicos precisam de adaptar a mensagem aos que os pais já sabem.  No caso específico, interessa aos cirurgiões pediátricos que precisam de explicar o procedimento a ser realizado ou discutir com os pais as diferentes opções de abordagem. É importante percebermos a quantidade e qualidade da informação que os pais já têm.

O número de respostas foi surpreendente. Numa semana apenas, conseguimos 1724 respostas. Em 83,7% dos casos foram as mães a responder. 91% dos respondentes tinham um curso superior ou mais. Mas, apesar desta amostra tão literada, 31,5% responderam que não tinham qualquer conhecimento sobre laparoscopia.*

Dra. Catarina Carvalho a apresentar o trabalho ‘What do parents know about laparoscopy?’ ESPES, Vicenza.

Os restantes 78,5% sabiam o que era laparoscopia: 43,9% por já terem sido submetidos ou alguém conhecido ter sido submetido a cirurgia laparoscópica 12,6% por já terem lido sobre laparoscopia na internet. Este mesmo grupo ‘de conhecedores’ atribuia a recuperação mais rápida (72%) e as cicatrizes mais estéticas (12,7%) como principais vantagens da laparoscopia. As preocupações em relação à  laparoscopia, prendiam-se com a complexidade técnica (45%) e maior tempo de cirurgia (5,8%). Um outro dado acessório (mas não menos interessante) é que 102 pais da nossa amostra tinham um filho (ou mais) já operado por laparoscopia. Nestes a mediana de satisfação com a laparoscopia era 5/5.

Visão geral duma correcção de hérnia inguinal por laparoscopia.

Estes são os resultados preliminares que apresentámos e discutimos no Congresso Anual da European Society of Pediatric Endoscopic Surgeons, que decorreu na semana passada em Vicenza. Em seu tempo, serão vertidos num artigo científico que estamos a preparar para publicação. A todos os respondentes, fica aqui o nosso sincero agradecimento. 

* Se faz parte destes 31,5%, sugiro-lhe começar por estes artigos aqui do blogue: correcção de hérnia inguinal sem cicatriz na criança; hérnia epigástrica sem cicatriz; o fantasma do apêndice parte 3). Depois, se lhe despertar o interesse, percorra os temas médicos que mais lhe interessar.

.

.

.

Se ainda não o fez, subscreva a newsletter d’E os filhos dos outros. Passe a receber notícias exclusivas e sugestões de outras leituras interessantes.

João Moreira Pinto

One thought to “O que sabem os pais de laparoscopia?”

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *